Fact Check. Gene Hackman preparava-se para expor lista de Epstein quando morreu?

“Gene Hackman estava prestes a expor a lista de pedófilos de Epstein antes de ser morto. A notícia chegou como um soco no estômago esta semana: Gene Hackman – lenda da Hollywood old school e de ‘Os Incorruptíveis Contra a Droga’, ‘Imperdoável’ e ‘Super-Homem’ — morreu. Foi encontrado morto na sua casa em Santa Fé, ao lado da mulher e de um dos seus três cães. Eis o que os media não vos dizem: Gene não era apenas um milionário reformado a divertir-se no Novo México. Era vizinho de Jeffrey Epstein. E possuía uma ilha mesmo ao lado da ilha privada de Oprah Winfrey na Colúmbia Britânica. Aconchegante, não é? Mas Gene já não se estava a dar bem com a elite. Diz-se que estava farto do encobrimento da lista de clientes de Epstein. Disse aos amigos que estava farto de ver o Deep State e os agentes desonestos do FBI a destruir a verdade. Estava pronto para falar — pronto para deitar fogo a tudo. RIP.”

As circunstâncias da morte deram azo às teorias da conspiração. O ator Gene Hackman, de 95 anos, e a mulher, Betsy Arakawa, 63, foram encontrados sem vida no dia 26 de fevereiro, no interior da casa onde viviam, na Sunset Trail, uma zona em Santa Fé, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Um dos três cães do casal, preso numa jaula, estava morto também. Ambos os cadáveres estavam em avançado estado de decomposição e, em declarações à imprensa, o xerife local admitiu, logo nesse dia, que as mortes eram “suspeitas o suficiente” para a polícia investigar.

Detalhe: quando essas investigações foram concluídas, foi também tornado público que tanto Hackman como Arakawa tinham morrido de causas naturais. A mulher terá morrido depois de dia 12 de fevereiro, vítima de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença causada pela exposição a roedores infetados e que não é transmissível entre humanos. O ator, que tinha doença de Alzheimer, acabou por morrer alguns dias mais tarde, a 17, de insuficiência cardíaca, atestaram os dados recolhidos do seu pacemaker. Tendo em conta o estágio avançado da doença neurológica de que sofria, Gene Hackman poderá nem ter-se dado conta de que Betsy Arakawa tinha morrido, avançaram também as autoridades.

As publicações que, de alguma forma, relacionam a morte do ator com um alegado plano para expor a lista de personalidades que teriam participado nas infames festas organizadas por Jeffrey Epstein, preso em 2019 por tráfico e abuso sexual de menores, terão por base uma publicação no X.

“Estou pronto a corroborar tudo o que consta da lista de clientes de Epstein e a meter Bill Clinton e outros na prisão. Nem que seja a última coisa que eu faça”, pode ler-se no post entretanto posto a circular, em prints, com data de 24 de fevereiro de 2024, um ano e dois dias antes de Hackman ser encontrado morto em casa.

Feita em nome do ator — “realgenehackman” é o utilizador, que de resto nem sequer está registado naquela rede social —, a publicação não existe de facto. Nem consta que Gene Hackman, nascido em 1930 e conhecido pela aversão à exposição pública, tenha alguma vez detido qualquer conta em redes sociais.

Antes de morrer, e tendo em conta o seu debilitado estado de saúde, é claramente improvável que Gene Hackman fizesse planos para o que quer que fosse, ou sequer que, como diz a publicação em análise, pudesse ser descrito como “um milionário reformado a divertir-se no Novo México”. Era, sim, um homem extremamente doente que, de acordo com as autoridades, poderá nem ter-se apercebido de que a própria mulher tinha morrido, apesar de viverem na mesma casa.

Nada bate certo na publicação. Nem a referência à pretensa proximidade geográfica de Gene Hackman e Jeffrey Epstein, que foi encontrado morto na sua cela de prisão em Nova Iorque, em agosto de 2019. A verdade é que ambos tinham propriedades no Novo México, nos arredores de Santa Fé, mas vizinhos não seriam, de todo. O rancho de Gene Hackman fica no norte do condado, em plena zona de Hyde Park. Já o Zorro Ranch de Jeffrey Epstein, entretanto vendido no verão de 2023, ficava justamente na direção inversa, a sul de Santa Fé — e a 66 quilómetros de distância.

Conclusão

Não é verdade que Gene Hackman tivesse um plano para expor qualquer lista de “clientes” de Jeffrey Epstein antes de morrer.

A publicação que parece ter originado as publicações posteriores que o defendem é falsa. Para além disso, à data da morte, o ator, de 95 anos, não estava em condições de saúde para empreender qualquer tipo de plano do género — sofria de Alzheimer em estado muito avançado e, de acordo com as autoridades, nem terá dado conta da morte da própria mulher.

Tanto Gene Hackman como Betsy Arakawa morreram, determinaram as autoridades americanas, de causas naturais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.


IFCN Badge

Author: Tudonoar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *