
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou este domingo a morte do ex-internacional português José Carlos, um dos “magriços” do Mundial de 1966. O futebolista morreu este sábado aos 83 anos.
José Carlos “deixou memoráveis prestações nos relvados nacionais e nos clubes por onde passou: CUF, Sporting Clube de Braga e, essencialmente, no Sporting Clube de Portugal”, lê-se na nota de pesar partilhada no site da Presidência, na qual deixa ainda os “mais sentidos pêsames à sua Família e amigos, e a todos os clubes cujas cores defendeu com enorme dedicação”.
José Carlos foi 36 vezes internacional, tendo jogado no CUF, no Sporting Clube de Portugal, onde esteve 12 épocas, e no Braga. No Sporting venceu a Taça dos Vencedores das Taças em 1964. Foi ainda treinador do Recreio de Águeda, Boavista, Famalicão, Varzim, Chaves, Gil Vicente e Penafiel.
“Fica na história não só pela sua participação na campanha mítica dos ‘magriços’, no Mundial de 66, assim como pelas suas 36 internacionalizações e pela sua dedicação. Ficamos mais pobres, mas honraremos a sua memória”, lamentou também Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.