GNR identifica nove cidadãos em Moimenta da Beira por maus-tratos a animais

Nove pessoas foram identificadas no concelho de Moimenta da Beira por maus-tratos a animais, no seguimento de uma investigação que decorria há cerca de cinco meses, informou esta segunda-feira a GNR.

A GNR “identificou sete homens, com idades compreendidas entres os 18 e os 79 anos, e duas mulheres, de 39 e 40 anos, no âmbito de uma ação de fiscalização a animais de companhia”, no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

Segundo uma nota de imprensa do Comando Territorial de Viseu da GNR, a ação decorreu na quarta-feira, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moimenta da Beira e do Posto Territorial de Moimenta da Beira, com a colaboração do médico veterinário municipal.

A operação foi realizada no seguimento de “uma investigação pelo crime de maus-tratos a animais de companhia, que decorria há cerca de cinco meses” no Município de Moimenta da Beira. No seguimento da ação, a GNR fiscalizou “32 animais, entre os quais canídeos de diversas raças, equídeos e outros animais de pecuária”.

A iniciativa terminou com a identificação dos nove cidadãos e com a elaboração de 16 autos de contraordenação, em virtude de diversas infrações cometidas.

Entre elas, “ausência de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), falta de vacinação antirrábica, deficiências nas condições de alojamento, omissão na identificação de equídeos e asininos, e inexistência de licenciamento da atividade pecuária”.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Author: Tudonoar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *