
Se sábado trouxe a desilusão, domingo trouxe a confirmação: depois de empatar com o RB Leipzig e adiar a conquista da Bundesliga por culpa própria, o Bayern Munique viu o Bayer Leverkusen empatar e sagrou-se campeão alemão no sofá a duas jornadas do fim da temporada.
A equipa de Vincent Kompany precisava de ganhar em Leipzig este sábado para festejar em campo, mas um golo de Yussuf Poulsen já bem dentro do período de descontos congelou todos os festejos dos bávaros. Já este domingo, o Bayer Leverkusen escorregou e empatou em casa do Friburgo, ficando a nove pontos da liderança e garantindo que o Bayern Munique já não perde o primeiro lugar nas duas jornadas por disputar na Alemanha.
Assim, os bávaros conquistam a Bundesliga pela 34.ª vez, alargando ainda mais um recorde que já lhes pertencia, e recuperam o título depois de o terem deixado fugir para o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso na temporada passada. Num olhar mais individual, Thomas Müller sagrou-se campeão alemão pela 13.ª vez e saltou para o topo da lista de jogadores com maior número de campeonatos nacionais nas big 5 europeias, igualando o registo de Ryan Giggs na Premier League com o Manchester United.
Já Harry Kane, finalmente, conseguiu encerrar uma aparente maldição. Aos 31 anos, 14 depois de ter começado a carreira de jogador profissional e com mais de 440 golos ao longo de todo o percurso, o avançado inglês conquistou o primeiro troféu e vai, por fim, colocar uma entrada num palmarés que até aqui estava completamente vazio.
???????????????? where we ????????????????????????. ???? #MiaSanMeister pic.twitter.com/GG76DUFNpA
— FC Bayern (@FCBayernEN) May 4, 2025
Certo é que, mesmo com a conquista da Bundesliga a ficar confirmada este domingo, a festa que chegou a estar marcada em Ibiza não deve mesmo acontecer. Nos últimos dias, a comunicação social alemã revelou que os jogadores do Bayern Munique tinham planeado, em caso de vitória em Leipzig, fretar um avião particular e celebrar o título durante três dias nas Baleares antes de terem de voltar aos treinos na quarta-feira, para preparar a próxima jornada.
A direção do clube, porém, opôs-se à ideia — e disse-o publicamente. “Ouvimos falar disso e falámos com a equipa. Falámos abertamente sobre o assunto e dissemos que não era apropriado. A competição ainda está a decorrer e a equipa compreendeu isso. Por conseguinte, não há viagem. Estamos a meio da competição, ainda se decidem os lugares europeus e a desopromoção. Poderíamos ser acusados de influnciar o Campeonato, em caso de maus resultados”, disse Max Eberl, o diretor desportivo do Bayern, em declarações à Sky Sports.
Ainda assim, ainda este sábado e depois do empate que adiou os festejos, Joshua Kimmich brincou com a situação. “Cada um vai por conta própria, assim ninguém vai reparar…”, começou por dizer o internacional alemão. “Sinceramente, já somos campeões. Não acredito que o Bayer Leverkusen consiga ganhar três vezes por 7-0 e nós perder duas vezes por 5-0. A menos que nos tirem pontos”, acrescentou o colega de equipa dos portugueses João Palhinha e Raphael Guerreiro, que também se sagraram campeões alemães este domingo.
????
— Harry Kane (@HKane) May 4, 2025
???? ???????????????????????????????????? ???????????????????????????? ???????????????? ????
Brought it home. For the club, for the fans, for the city. ❤️????#MiaSanMeister pic.twitter.com/jbYe1aj6NU
— FC Bayern (@FCBayernEN) May 4, 2025