Sete supostos terroristas abatidos em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas abateram sete supostos terroristas na localidade de Nguida, distrito de Macomia, a cerca de 200 quilómetros da cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, disse esta sexta-feira fonte paramilitar.

Fonte da Força Local, paramilitares que apoiam as Forças Armadas no combate aos terroristas em Cabo Delgado, explicou à Lusa que os insurgentes caíram numa emboscada preparada pelas FDS, junto a um poço onde bebiam água.

População em debandada após ofensiva de supostos terroristas em distrito de Cabo Delgado

“Tiveram conhecimento de que estavam a vir e eles foram fazer emboscada no poço (…) no campo de batalha sete mortos”, relatou a fonte, a partir do distrito de Meluco.

Acrescentou que ficaram também feridos vários rebeldes, sem especificar o numero, durante a emboscada, que se deu passada sexta-feira, estando a situação atualmente sob controlo: “A situação está calma, podemos considerar isso”.

Desde outubro de 2017, Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada, que provocou milhares de mortos e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

ONU estima mais de 10 mil deslocados em Cabo Delgado em fevereiro

Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos na província, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África, uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano que analisa conflitos em África.

O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de rebeldes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos ataques armados.

Moçambique. Encontrados três mortos com sinais de degolação em Macomia

Author: Tudonoar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *