
Um chapéu vermelho com “Trump” em letras garrafais a branco foi colocado à venda por cerca de 44 euros na loja online Trump Store. Podia ser mais um boné de apoio ao atual Presidente norte-americano mas, por baixo, está algo de novo: o ano de 2028.
É mais uma mensagem enviada, ainda que de forma indireta, que exprime as intenções do atual líder em candidatar-se pela terceira vez ao cargo de Presidente dos EUA, apesar das restrições constitucionais.
Donald Trump is now selling ‘Trump 2028’ hats on his official merchandise website.
(The Constitution prohibits him from running for a third term.) pic.twitter.com/jYVAXXgYp5— Republicans against Trump (@RpsAgainstTrump) April 24, 2025
Trump já falou do tema de forma bem direta. Numa entrevista dada à NBC em Março, o Presidente assegurou que a intenção de se recandidatar não era uma piada ou uma provocação. “Não estou a brincar”, sublinhou.
Apesar da vontade do Presidente, a 22ª. Emenda da Constituição dos Estados Unidos estabelece explicitamente que “ninguém pode ser eleito para o cargo de Presidente mais do que duas vezes”.
Mas Trump insistiu, na entrevista, que havia “métodos” para transformar as suas intenções em realidade e que “muitos” queriam que ele o fizesse. “Ainda é cedo”, ressalvou.
Para afastar a emenda, a Constituição norte-americana define que o Presidente dos EUA e os Republicanos precisam da maioria de dois terços no Congresso federal e a mesma maioria nas assembleias estaduais de três quartos dos 50 estados norte-americanos.
Questionado na entrevista sobre se um dos “métodos” podia ser candidatar-se como vice-presidente de JD Vance e, depois, este demitir-se e dar o cargo ao atual líder, Trump confirmou que era uma das opções em cima da mesa.
Em contraste, uma sondagem realizada pela empresa YouGov no início deste mês indica que só 17% dos inquiridos querem que Trump tente mesmo candidatar-se pela terceira vez. Sendo que 52% acham que o republicano não vai sequer tentar.