
O autor francês Fabien Toulmé estreou-se na banda desenhada com um livro autobiográfico, a editar no dia 27 em Portugal, no qual narra as frustrações, os medos e o amor por uma filha com Trissomia 21.
Não eras tu quem eu esperava, com selo da Asa, é uma declaração de amor de Fabien Toulmé à filha Júlia, nascida em 2009 com uma condição genética conhecida como Trissomia 21 ou Síndrome de Down. Nas mais de 200 páginas desenhadas, o autor não suaviza nem esconde a luta familiar, mas sobretudo pessoal, para entender e saber lidar com uma recém-nascida com uma alteração genética que não foi diagnosticada na gestação.
Escrito na primeira pessoa, o livro conta de forma cronológica a segunda gravidez de Patrícia, mulher de Fabien, e os temores de que fosse detetada qualquer malformação no feto. Os receios seriam confirmados meses depois, quando Júlia nasceu e lhe foi diagnosticada a Síndrome de Down. No livro, Fabien Toulmé desenha a raiva por não conseguir lidar com a situação: “Raiva contra mim, que não sentia nada por aquela criança, contra a Patrícia — talvez tudo isto fosse culpa dela —, contra a Júlia, que não era quem eu esperava… […] Raiva contra os outros pais da maternidade, que tinham tido filhos normais e regressado a casa mal eles tinham nascido”.
Ao longo da narrativa, e dos meses de crescimento da filha, o autor desenhou as dúvidas sobre a capacidade em ser pai da segunda filha e admitiu os seus próprios preconceitos sobre o que é ser “normal” ou “deficiente”. O título do livro remete para um momento da história em que Fabien Toulmé se apazigua ao deitar Júlia no berço e lhe diz: “Não eras tu quem eu esperava… mas estou contente por teres vindo”.
Fabien Toulmé, nascido em França em 1980, tem formação em Engenharia Civil e Urbanismo, área na qual trabalhou em vários países, nomeadamente no Brasil, onde conheceu a mulher. Em 2008, regressou a França e decidiu dedicar-se à banda desenhada, que praticava de forma autodidata desde pequeno. Depois de ter publicado histórias curtas em revistas, Fabien Toulmé estreou-se em 2014 com este Não eras tu quem eu esperava, o primeiro livro a ser publicado no mercado português. É autor ainda da trilogia L’Odyssée d’Hakim, Suzette ou le grand amour e dos livros Les reflets du monde, entre outros.
De acordo com a editora Asa, Fabien Toulmé apresentará o livro Não eras tu quem eu esperava no dia 7 de junho na Feira do Livro de Lisboa, numa sessão que contará com a participação da Associação Pais 21 — Down Portugal e da Associação Portuguesa de Trissomia 21. Haverá sessão de autógrafos nos dias 7 e 8 de junho naquela feira.
A Trissomia 21 é uma condição genética que decorre de uma alteração do cromossoma 21 e que tem implicações no desenvolvimento físico e mental dos seus portadores. Em dezembro de 2011, a Organização das Nações Unidas aprovou a criação do Dia Mundial da Síndrome de Down a 21 de março, como forma de consciencializar a sociedade e promover o respeito.